Oi pessoal, desculpe a demora nas postagens, é que resolvemos mesmo ficar por aqui e então montamos um restaurante com meu nome e os quitutes da Natália. Baiano, cadê ocê bixim... Igão sumiu tamem.
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Milão II
Milão
Enfim Itália. Primeira parada, a cidade mundialmente conhecida como pólo da moda. Pode-se perceber isso andando nas ruas, pois todos se vestem muitissimamente bem, parecem que estão todos indo para balada. Na foto, a terceira maior catedral do mundo, com 3400 estátuas. Ao lado, fica uma galeria com as lojas das marcas mais famosas do mundo.
Mônaco II
Mônaco
Cannes
Avignon I
Tirando a barrida da Miséria
Carcassone
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Incrível!!!
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Barcelona
Brasieliro na Europa
Ganhar em Real e gastar em Euro não é fácil naum, mas como todo brasileiro a gente "dá um jeitinho". Percebemos que quanto mais para dentro da Europa a gente vai, as coisas também vão ficando mais caras. Já em Barcelona sentimos o efeito... Então para não morrer de fome estamos fazendo Sanduíches (percebam que é só pão e presunto não sei se podemos chamar isso de sanduiche, mas..) e levamos conosco nas mochilas, dessa forma evitamos de comer em restaurantes e economizamos um pouquinho... hehehe Mães e Pai, não se preocupem, pensem nisso como um regime para entrar no peso... rsrs
Barcelona F.C.
Pessoal, eu não errei na foto, essa é mesmo uma foto do Futebol Clube Barcelona, logo de cara já se vê que a diferença de um verdadeiro Grande Clube para um boqueta brasileiro. Além do projeto futebol eles também tem: hoquei no gelo, handebol, basquete, entre outros... Passar por Barcelona e não ir ao Futebol Clube Barcelona é como não se viesse. Vejam na foto que as crianças começam desde cedo a praticar. Tinha guri aí que não sabia nem andar direito, mas já estava patinando. Outra coisa que difere um grande clube europeu dos brasileiros, é o projeto de turismo. Eles têm guias de visitação por toda a área do clube, desde o estádio, até aos vestiários dos jogadores, passando também por um museu da história do clube, mas tudo isso tem um preço, 45 reais para cada um se quiser fazer o tour... Como vocês puderam ver na foto anterior agente tá até passando fome aqui, então não deu para fazer o tour... ficamos só na área free hehehe.
Barcelona
Barcelona
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Madrid
Oceanário III
Oceanário II
sábado, 13 de setembro de 2008
Shopping
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Tio e Tia em Lisboa
Arraial
Aí galera da Madeira. Gravamos especialmente para vocês, pois realmente lembramos de vocês assim que a música tocou... hehehe. Voltaremos no arrail de Ssão Vicente com certeza.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
Se alguém tiver paciência, leia! hehe
É inevitável. Quando se chega a um país em que não se conhece, vamos logo fazendo comparações dos preços dos produtos em relação aos parâmetros em que estamos acostumados.
Comigo não foi diferente. Ao chegar em Portugal e à medida que consumia os produtos, fui fazendo comparações com os preços que eu estava acostumado no Brasil.
Entretanto, para se entender bem essa relação, são necessários mais do que alguns poucos dias, conversas com amigos e ainda assim continuar com a dúvida do que é caro e do que é barato.
A primeira análise que fiz para tentar entender o valor dos produtos, foi o mais simples possível: pegava o preço em Euro de determinado produto, convertia para o Real, e então comparava com os preços brasileiros.
Num primeiro momento, utilizando essa forma de análise, pude concluir que os produtos aqui são em sua maioria o mesmo preço do Brasil, exceto os alimentos que realmente são muito mais caros do que os brasileiros. Posso dar como exemplo uma câmera digital que aqui custa 200 Euros, ou seja, 520 Reais, em média o mesmo preço do Brasil. Posso citar ainda o valor de um Vectra GTI (aqui se chama Astra) que custa 24000 euros, ou seja, 62400 Reais, se não estou enganado, mais ou menos o mesmo preço brasileiro. Para completar essa linha de raciocínio, um prato feito custa em média 5 Euros, ou seja, 13 Reais bem mais caro do que no Brasil.
Entretanto, utilizar uma simples análise como essa para tentar entender a dinâmica econômica de um país seria no mínimo ingenuidade de minha parte.
Foi então que a cada conversa entre amigos eu tentava buscar informações para então chegar o mais próximo possível do entendimento da economia local.
Uma outra forma de análise que encontrei, foi verificar o peso que cada produto tem sobre o salário mínimo local e então relacionar com os parâmetros brasileiros. É simples entender essa análise através de exemplos.
Sabendo que o salário mínimo no Brasil é em média 425 Reais e em Portugal é em média 425 Euros, cito os exemplos:
O primeiro exemplo que vou relatar é o do prato feito, pois acredito ser um parâmetro muito interessante para se chegar às melhores conclusões: como dito anteriormente um prato feito no Brasil custa 5 reais, ou seja, 1,17% do salário mínimo Brasileiro, enquanto o prato feito em Portugal custa 5 Euros, ou seja, 1,17% do salário mínimo local, exatamente o mesmo peso do que no Brasil. Utilizando essa análise, posso dizer que o que era caro utilizando a análise por conversão, agora tornou-se com preço equivalente utilizando a análise por peso no salário mínimo.
Pude observar uma coisa interessante quando utilizei esse método com o preço dos carros. Um brasileiro para comprar um Vectra GTI tem que desembolsar o equivalente a 146 salários mínimo enquanto um Português tem que desembolsar apenas 56 salários mínimos! De posse desses números, arrisco a dizer que é muito mais fácil para um português ter um carro do que um brasileiro. Eu fiquei espantado com essa diferença pois ela se aplica até para carros populares.
Como disse no início do texto, ainda continuo com dúvidas em relação à economia Européia, mesmo depois de todas essas análises. Digo isso, pois mesmo verificando que os preços produtos aqui têm menor peso sobre o salário em relação ao Brasil, os Portugueses não se casam queixar de que o dinheiro é curto e não se consegue juntar nada.
Uma coisa é fato, a economia aqui está estagnada e talvez até em queda, enquanto a brasileira cresce em torno de 3,5% ao ano.
Digo mais, ainda não consegui entender o porquê dessa diferença no poder de compra entre brasileiros e portugueses. Posso afirmar com certeza de que os brasileiros trabalham mais e melhor do que os portugueses, falo isso pois por onde passo sou atendido com descaso e muitas vezes até mal atendido. Mas isso é assunto para outro tema.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
Johnny News
Cavernas
Mosteiro I
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Cabo da Roca 3
Mais um videozinho... gostei desse negócio... hehehe... No segundo dia em Lisboa, fomos conhecer o cabo da Roca, o último, ou seria primeiro, pedaço de terra do continente europeu. Sei lá, sei que fomos lá... rsrs. Apesar do dia não ajudar muito, o local é bem bonito.
domingo, 7 de setembro de 2008
Centro Lisboa II
O Turismo aqui em Lisboa é bem diferente do turismo da Madeira. Enquanto na madeira o turismo é baseado em atrações naturais, aqui em Lisboa o turismo é baseado em grandes monumentos históricos, principalmente da época colonial. (Vou contar um segredinho.... a maioria dos monumentos foi construída com o dinheiro proveniente do ouro do Brasil... hehehe. Portanto, podemos nos considerar sócios de Portugal.
quinta-feira, 4 de setembro de 2008
Lisboa
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Último dia na Madeira
Copacabana
Arraial de São Vicente
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
Subida ao Pico
Então pessoal... agradecemos os comentários é sinal de que estão gostando e visitando sempre o blog. Esse final de semana encarnamos o espírito aventureiro e fizemos uma caminhada rumo ao pico mais alto da madeira. O pico Areeiro à 1836 metros de altitude. Fizemos um videozinho para vocês... hehehe. Froam 5 horas de caminhada, aproximadamente 12 km com muitas subidas e descidas. Foi pauleira, mas valeu a pena. A paisagem e a aventura é incrível. Tá bom que ficamos 3 dias sem andar, mas tá valendo. Abaixo coloquei algumas fotos para vocês terem melhor visão. Para ampliar é só clicar encima de cada foto.